segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Como economizar: dicas para o dia a dia

            Os tempos andam difíceis mesmo e parece que tudo sobe excessivamente, exceto o salário. E se você tem procurado maneiras de como economizar saiba que essa pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas nada impossível e o resultado é animador. Para te ajudar uma ajudinha, separamos dicas infalíveis de aplicar no dia a dia e conter as despesas.


Anote seus gastos

            Esse é o primeiro passo para quem deseja se organizar financeiramente. Para saber onde e como anda gastando seu rico dinheiro, anote onde vai cada centavo.
            Para tal tarefa vale usar uma planilha orçamentária ou até um caderninho que deve ter todas as informações, como gastos com moradia, mercado, alimentação fora de casa, telefone, mensalidades, gorjetas, etc. Ou seja, cada mísero real que você gastar deve ser anotado.



Reveja seus gastos

            Depois de ter seguido a dica anterior é hora de analisar onde mais tem gastado. Pegue suas anotações e veja onde é possível diminuir as despesas.
  •   Se o que sai caro são aqueles lanchinhos fora de casa, que tal levar uma fruta na bolsa ou mochila? A prática da marmitinha é moda, e você ainda pode controlar a alimentação ao substituir a comida de rua pela caseira.
  •   Renegociar algumas contas também é uma ótima opção. Para isso, tente entrar em contato com sua operadora de celular e até seu plano combo de internet, TV e telefone. Muitas vezes essas empresas conseguem abaixar o preço para manter o cliente.
  • Procurar os produtos mais em conta no mercado é uma prática para quem quer economizar no mercado. Para isso, aposte em frutas e verduras da época e aproveite as promoções dos produtos. Outra dica para a compra é já ir com uma listinha do cardápio semanal, assim você só compra o essencial.
  •  A economia de energia também é um ponto válido. Evite deixar as luzes acessas em ambientes em que não há ninguém e vale até substituir a iluminação por lâmpadasde led. Para quem é adepta de secador, espere os fios secarem um pouquinho naturalmente, já que isso vai evitar o calor em excesso e proteger as madeixas e ainda vai fazer diferença no bolso, já que você diminui o tempo de uso.
  • Entre as dicas para economizar e conter as despesas, evite as idas a grandes (e falsas) liquidações para não cair em tentação.


Guarde o cartão de crédito

            Esse item pode ser muito prático, mas facilita nossa tentação pelas compras. Então, para não cair na tentação e se render a uma ou outra comprinha, o ideal é dar férias ao cartão; pois se ele não está na sua carteira, é uma maneira de não usá-lo.

Poupe

            Se você pretende economizar, pode ser que sobre uma renda ao final do mês e uma reserva de dinheiro não faz mal, pelo contrário, pode ser uma ótima estratégia quando a situação aperta de verdade. Ah, e se você é do tipo que gasta, proponha a si mesmo reservar uma quantia viável assim que receber o seu salário.



Opte pela troca/ empréstimo

            Algo que é tendência é a troca ou empréstimo entre amigos ou familiares. E esse hábito deve se tornar mais comum, já que é uma ótima estratégia para quem deseja gastar menos.
            Atualmente, já existem feiras para trocas de roupas, jogos, livros e até serviços. Por isso, vale a pena procurar por esse tipo de ambiente, assim você pode ler aquele livro que tanto quer sem precisar gastar e ainda tira um exemplar que não tem tanto apego da sua estante.


Repense o uso do carro

            O preço do combustível anda realmente assustador, e para economizar com combustível vale repensar se vale a pena colocar o veículo na rua. Caso, o gasto saia mais caro que a ida de transporte público, talvez é o momento de deixar o carro na garagem. Mas se o seu destino não oferece uma maneira eficaz de transporte público, veja com vizinhos ou amigos, a possibilidade de rachar os custos e oferecer ou pegar carona. Assim, você contribui para o bolso e para o meio ambiente.



Agora que você já sabe como economizar é só colocar as dicas em prática para fazer seu dinheiro render mais, mesmo diante de uma situação financeira não favorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário