segunda-feira, 11 de abril de 2016

O que não comprar usado!

            Em meio a um período de crise, é muito vantajoso reaproveitar tudo e até se render a compra de usados. E hoje em dia é fácil de encontrar sites que vendem produtos já utilizados ou até grupos no Facebook de compra e venda. Mas a verdade é que alguns itens devem receber atenção especial, e por isso hoje vamos mostrar o que não comprar usado. Afinal a ideia é sim economizar, mas existem coisas que podem trazer riscos e muita dor de cabeça.


  • Calçados

            Esse é um item bem fácil de ser encontrado nas comunidades online, mas talvez esse seja o tipo de “compra furada/ cilada”.
 O sapato tende a se adaptar ao pé, e assim a peça já pode ter o formato dos pés do antigo(a) dono(a). Se isso já aconteceu, pode até ser que a numeração fique ótima, mas com o usar do sapato é possível que a peça não se encaixe bem aos seus pezinhos e você enfrente sérias dores e desconfortos.

  • Capacetes

Não importa se o item é para ciciclistas ou motociclistas, o capacete usado não é nada indicado.
O item usado não é indicado, pois não se sabe o seu histórico completo. Caso a peça já tenha passado por algum acidente é provável que ela tenha sido danificada, e mesmo que não aparente externamente. A proteção pode ficar comprometida e não garantir sua segurança, então, o melhor é economizar um pouquinho mais e comprar um capacete novo.

  • Colchões

            Uma boa noite de sono é a garantia de um dia bom; e um colchão usado pode acabar com sua noite e coluna. Afinal o item tem uma vida útil (em torno de 10 anos) e vai se moldando ao corpo do antigo dono, então, se a peça já foi utilizada por muitos anos é provável que o novo proprietário não se “encaixe” no colchão e comece a sentir os incômodos de uma noite mal dormida.
            Outro fato que torna não indicada a compra de colchão usado, é em relação a proliferação de fungos, bactérias e até percevejos. O item pode ser uma fonte de proliferação de inúmeros micro-organismos, e até tornar-se um inimigo para os alérgicos, isso se o seu interior não estiver infestado de percevejos e tornar-se um risco a casa.

  • Eletrodomésticos

            Se você preferiu comprar aquele aspirador usado da vizinha, repense nessa possibilidade. O eletro já pode ter saído da garantia, e qualquer conserto pode ter um alto custo, tornando o usado mais caro que o novo, ou como diria minha avó “deixando o molho mais caro que o peixe”.

  • Computadores/ notebooks

            A atualização das tecnologias é tão rápida que comprar um modelo usado pode te deixar para trás; mas esse não é o maior problema!
            O risco de comprar note ou computador usado está no fato do item ter algum programa instalado pelo antigo dono que possa vir a roubar seus dados, como senhas de acesso, e isso sim será uma grande dor de cabeça.

  • Panelas

            Sabe aquela frase “a gente é o que come”?
            Ela pode se adaptar muito bem a quem compra panelas usadas. Por mais que os utensílios pareçam em excelente estado, pode haver alguma ranhura que você não viu e isso vai deixar o alimento exposto ao metal, e assim você corre o risco de ingerir pequenas doses de metal, que são altamente prejudiciais à saúde.
            Além do mais, nunca se sabe qual era a verdadeira utilidade do item, e você não quer arriscar preparar suas refeições em uma peça assim não é!?

  • Pneu de carro

            Tudo bem que esse é um item mais caro e que pode ser muito vantajoso recorrer a compra de pneus usados, mas a verdade é que isso é um grande risco para a sua vida. Caso você não seja um especialista no assunto, dificilmente vai notar pontos que podem trazer perigo a estabilidade do veículo.
Além disso, os modelos recauchutados também são muito arriscados, afinal com o aquecimento que é causado entre o atrito da pista/ asfalto com o pneu, a borracha pode ir se soltando e até causar um acidente.


            Agora que você já sabe o que não comprar usado, fica a seu critério decidir a compra, mas a dica está dada, afinal muitas vezes vale gastar um pouquinho mais e evitar qualquer dor de cabeça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário