segunda-feira, 15 de agosto de 2016

4 dicas para trabalhar de casa!

        O trabalho home office tem sido uma tendência, e como estou nessa vida há quase 3 anos, hoje vou dar algumas dicas para trabalhar de casa.




        Ah, e se você está se perguntando o que isso tem a ver com o blog, aqui não é só comprar e comprar não. Precisamos ganhar um dinheiro também né?! E em tempos de crise, vale algumas dicas para ganhar uma renda extra ou até transformar o trabalho de casa na sua renda principal.
     
        Antes de irmos às dicas, vou contar um pouquinho da minha experiência pessoal. Na fase final da minha faculdade, trabalhava em uma empresa física e fiquei por alguns meses, e apesar de gostar do trabalho, me sentia muito presa a um ambiente em que eu tinha que estar presente um dia todo, e com algumas tarefas das quais eu não precisaria estar ali sentada em uma mesa e com roupa formal.
       Fui levando a situação, mas ao finalizar a faculdade me dei conta de que não queria viver mais naquela cidade. Mudei de cidade e não tinha trabalho, então comecei a buscar uma alternativa para fazer algo de casa até eu conseguir me estabelecer melhor na cidade. Nessa busca encontrei a opção de trabalho de casa e imaginava apenas como algo provisório, mas no fim deu tão certo que o que seria provisório tornou-se meu método de trabalho.
      Durante esse tempo descobri e vivi situações bem comuns para quem trabalha de casa, e por isso acho válido dar algumas dicas para quem pretende viver assim também.


1. Defina seus horários

       O erro mais comum para quem começa a trabalhar em casa é não ter um horário definido e isso é péssimo. No início eu trabalhava de madrugada, acordava tarde e a rotina foi virando uma bagunça, até que me dei conta de que não estava funcionando.


       Para me organizar, vi quais os horários mais funcionavam para mim. E notei que durante o dia meu trabalho rende mais, por isso, estipulei que trabalharia em horário comercial, e teria horário de almoço.
       Caso você considere que seu horário mais produtivo é a noite, tente fazer isso, mas nada de trabalhar 16 horas por dia. Além de exaustivo, isso traz danos à saúde.
        Ao definir os horários, cumpra-os como se estivesse em uma empresa e evite estender mais um pouquinho, porque no início até vai, mas depois o cansaço passa a ser constante e você pode frustrar-se com o trabalho de casa.
       É claro, que trabalhando de casa você tem mais flexibilidade e essa é a principal vantagem para mim. Por isso, quebrar um dia ou outro o seu horário é permitido, mas nada de ficar pulando os horários constantemente e tornar o seu trabalho uma bagunça nada produtiva.


2. Tenha um home office/ escritório

       Pode parecer bobagem, mas ter um cantinho de trabalho é algo primordial para quem vai trabalhar de casa.
       Não precisa ser um lugar completamente decorado como uma empresa, mas um espaço que tenha seus principais itens de trabalho, e que você sinta-se confortável ajudam muito.


       No início, até achava que seria possível trabalhar da sala e sentada no sofá, mas nada disso. Com o tempo o sofá passou a me dar dor nas costas, a tendinite piorou e a TV me tirava a concentração. Montei a minha mesa de trabalho no quarto de visitas, coloquei uma cadeira de escritório confortável, um apoio para pés para manter a postura, e todos os itens que uso durante a minha jornada de trabalho. E o resultado foi surpreendente, sem o barulho da sala e com um cantinho próprio, o trabalho passou a render mais.


3. Troque de roupa

         Tirar o pijama e colocar uma roupa para o dia a dia é algo que pode ajudar muito. O pijama apesar de ser confortável, traz aquela preguicinha e para estimular o início do trabalho nada melhor que se preparar para o início de um novo dia.


         Para isso, troque de roupa e coloque peças confortáveis, mas que te estimulem a deixar a preguicinha de lado.

4. Tire férias

          Se você trabalha por conta (freela), organize-se para juntar um dinheiro e tirar o seu merecido tempo de descanso. No início pode parecer difícil, mas destinar esse tempo a você é importante, pois assim você recupera e repõe as energias para voltar ao trabalho.
     


     Gostou das dicas para trabalhar de casa? Se você já passou ou passa por essa experiência, conta aqui nos comentários quais as suas dicas para tornar o trabalho agradável e organizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário