segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Aplicativos para organizar o orçamento

            Durante a faculdade, descobri que o dinheiro era curto demais para um mês que parecia ser mais longo que o desejado. Como não dava para multiplicar o dinheiro, o jeito foi aprender a organizar o orçamento.
            Na época, eu não tinha smartphone, então a solução foi ter uma planilha onde eu anotava todos os gastos (tudo mesmo) e via onde era possível economizar. É claro, que a tarefa de marcar cada rico centavinho não era a mais prazerosa, mas sem dúvida me ajudou a ter dinheiro durante o mês todo.
            O processo de anotar as despesas na planilha não era tão simples, pois durante o dia eu anotava os gastos na agenda e ao chegar em casa passava para a planilha. Mas com tanta tecnologia, já existem diversos aplicativos para celular que tem a mesma função.
            A intenção é anotar tudo o que você gasta para organizar o orçamento e ver onde dá para reduzir alguns custos.

            Para ajudar na tarefa, hoje selecionei X aplicativos que são gratuitos e compatíveis com Android, que ajudam a organizar o orçamento pessoal e manter as finanças em dia.

Toshl Finanças
            O app para organizar o orçamento pessoal é bem prático e fácil de mexer. Não é nada muito elaborado, mas dá para manter a organização de um modo fácil.
  • Cadastro: após baixar o app é preciso realizar um cadastro rápido para utilizar o Toshl Finanças. No cadastro só é preciso preencher nome, e-mail e criar uma senha. Essa etapa é bem rápida e simples.
  • Moeda: após o cadastro, no primeiro acesso é preciso escolher a moeda que utiliza; ou seja, se você está no Brasil, provavelmente utiliza o real, mas se quer usar o app para controlar os gastos durante uma viagem dá para escolher outra moeda.
  • Lembrete: essa função é ótima para os esquecidinhos. O app permite marcar um horário diário para que ele te lembre de marcar as despesas do dia. É claro, que é mais fácil marcar logo que você realiza a despesa, mas caso esteja em um dia mais agitado o aplicativo vai te lembrar no horário que você agendou para isso.
  •  Abas: como já disse é bem simples de mexer no app, no início da tela há quatro abas – despesas, receitas, balanço, orçamento.

                Na barra de despesas você adiciona as despesas diárias, identificando valor e características sobre a receita, como a ida ao restaurante para o almoço. Ainda na função de despesas dá para criar repetições de uma mesma receita, para isso é só determinar o qual será a repetição (semana, quinzena, mês), ou seja, se você paga aluguel dá para incluir que todo mês terá a mesma despesa, assim não precisa adicionar a mesma despesa todo mês.


Na aba de receita só dá para incluir uma receita (na versão gratuita), então se você ganha por semana, o ideal é ir alterando a receita semanalmente.


No balanço, você consegue ver como vão suas despesas x orçamento, assim você se lembra constantemente de que precisa manter o limite para ter sempre as despesas em dia sem ficar no vermelho.

E se você é organizado(a), o app ainda tem a função de orçamento, ou seja você pode estabelecer até um limite que deseja gastar assim o app te alerta do valor que ainda pode gastar para manter-se dentro do orçamento planejado.



Orçamento pessoal
            O app Orçamento Pessoal também é bem simples de mexer, e traz mais funções. É ideal para quem quer ver relatórios e saber onde tem gastado mais.
  • Tela inicial: não há necessidade de cadastro para usar o app, e assim que você entra aparece uma tela incial com dados das despesas, receitas e saldo.


  • Despesas: é possível adicionar o valor gasto e criar uma descrição para a despesa. Nessa parte também dá para classificar a categoria a qual a despesa se enquadra (assim você pode saber exatamente quanto gastou em algo, como transporte ao longo do mês), e como foi a forma de pagamento – dinheiro, cartão de débito ou crédito.

            Na tela de despesas o app reúne seus gastos e informações que você adicionou.


  • Receitas: é possível acrescentar mais de uma receita. Então, se você recebe salário e algum outro tipo de renda como o de aluguel de um imóvel, dá para adicionar todas as rendas separadas.

  • Opções laterais: na lateral (canto esquerdo) dá para abrir uma janela com mais opções do app – despesas, receitas, categorias, e relatórios.


            Ao abrir despesas e receitas, você vai ver as mesmas funções já citadas acima.
            Na parte de “categoria” dá para inserir outra categoria, ou seja, se você tem algum gasto que não se enquadra a nenhuma categoria já existente, dá para criar sua própria categoria. Exemplo: na época de faculdade um dos gastos que eu mais tinha era com xerox de textos, e para eu saber exatamente quanto eu gastava dava para criar essa categoria específica.


Relatórios: para quem gosta de acompanhar os gastos e até controlar em quanto está a fatura do cartão de crédito, essa sessão traz todas as informações. Aqui dá para saber onde está gastando mais, quanto gastou no dia, soma das receitas e das despesas. Assim dá para criar controle dos gastos e até economizar um pouquinho.




            
            Os aplicativos são diferentes, mas ambos com a mesma função – organizar o orçamento pessoal – é interessante testar os dois e ver qual é melhor para suas necessidades. Sem dúvida, quando você passa a anotar seus gastos consegue se controlar mais e até organizar o seu orçamento.
            Ah, e se você quer ler mais sobre organização financeira, leia esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário